DELICADEZA E POESIA

af

Com desenhos que remetem sutilmente a bossa dos calçadões de Copacabana, Helena Leopardi e Flávia Esperante desenvolvem desenhos que trazem leveza ao ambiente e conquistam o espectador.

sdf

(À esq. Azulejo Peixe, à dir. azulejo Alhambra)

Helena, que é formada em artes plásticas, e Flávia, que cursou ciências sociais, decidiram deixar seus empregos e se uniram em 2013 para abrir o seu ateliê, o Leopardi Esperante, para criar peças autorais e executá-las artesanalmente.

af

Os azulejos com desenhos ultradelicados têm inspirações geométricas e são feitos com uma técnica de serigrafia e queima em alta temperatura. Elas explicam melhor o processo: “Serigrafamos em um decalque, que depois é transferido para o azulejo, pois, dessa forma, conseguimos que a estampa chegue até as bordas – como estas são chanfradas não seriam alcançadas diretamente pela tela”.

434

O trabalho das artistas tem chamado atenção pelo Brasil, no ano passado, um modelo da série Linhas foi finalista do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

3

A mais nova série da dupla, Plana, a peça Gota Partida é o destaque já que traz um motivo recorrente em suas criações em um plano principal.

1'