O projeto (IN)VASÃO faz referência a criações que primam pela estética apurada sem abrir mão dos aspectos funcionais, além de revisitar ricas tradições com abordagem contemporânea. Este ano, em sua segunda edição, o tema foi “Cozinha”.
A área da casa mais sujeita a mudanças é a cozinha. Quase um laboratório de experimentos (quem nunca inventou novas receitas com o que sobrou na geladeira?), ela é um espaço de lazer e confraternização que tem se transformado, nos últimos anos, em um dos ambientes preferidos de arquitetos, designers e suas mentes criativas.
Ao propor um novo olhar sobre utilitários aparentemente banais, como um simples escorredor de macarrão, e tendo como parceiro um dos fabricantes de maior nome no setor, a italiana Valcucine, (IN)VASÃO mostra, sob curadoria do critico de arte Waldick Jatobá, a união das duas diretrizes.
A escolha dos participantes se deu de forma aleatória entre os conhecidos da Made, feira anual de design que também conta com curadoria de Jatobá. Como destaque da mostra estava um prático escorredor de macarrão que serve também para escorrer saladas, mas que de simples não tem nada. Nele foi utilizado aço inox com cerâmica para imprimir à peça uma dimensão mais poética.
Partindo da mesma ideia de duplicidade, outro objeto de destaque foi à taça de cristal, que serve tanto para vinho quanto para água. O formato tradicional da peça foi questionado ao receber os dois bojos, sendo que um deles ocupa o lugar da haste.
Ampulheta, taça vinho e água – Neute e Chvaicer
Explorando o vidro, outras quatro peças: o vaso e o recipiente para líquidos Bola, e a série Metro, com xícaras de café e o copo de cristal. Os objetos foram criados a partir de moldes pré-existentes, mas com uma novidade: a alça de aço e a Bandeja de Boca.
Copo Metro – Carol Gay
Dispenser com torneira Bola – Carol Gay
Xícara de café Metro – Carol Gay
Bandeja de Boca – Leo Capote e Marcelo Stefanovicz
Com aparência escultural, uma máquina de escrever se transformou em escorredor de pratos. Algo inusitado, mas com um ótimo resultado. Isso traduz a liberdade de criação que os designers tiveram durante a concepção de todas às peças.
Type dryer. Design – Leo Capote e Marcelo Stefanovicz
Type dryer Design – Leo Capote e Marcelo Stefanovicz
Outras peças da exposição IN(VASÃO)
Frut Banqueta – Leo Capote e Marcelo Stefanovicz
Queijeira Bololo – Leo Capote e Marcelo Stefanovicz
Cuba – Bruno Simões
Vértice Apoio – Cuba – Bruno Simões