Ingo Maurer – O poeta da luz

Posta Mainline - Retroativo 1 1

O homem da iluminação, assim pode-se definir Ingo Maurer, que há quatro décadas desenha e produz magníficas luminárias. As peças que levam a sua assinatura surpreendem, dramatiza e conta histórias. Este alemão autodidata nascido em 1932 costuma brincar com as luzes e seguir um padrão entre conceito e modernismo.

Seus projetos têm evoluído desde as primeiras exposições em feiras, festas e instalações especiais de iluminação de sua autoria. Maurer assume a concepção da iluminação, bem como todo o planejamento dos projetos. Além da venda regular de seus produtos, existem os desafios que lhe é imposto muitas vezes. Os resultados são verdadeiras obras de artes em forma de iluminação, algo revigorante e inspirador, tanto para as pessoas envolvidas, os espaços que recebem esse magnifico trabalho quanto para o público que tem o privilégio de conferir de perto.

Por seu trabalho quase que artístico, Maurer consegue de forma ilustre valorizar um ambiente, pois, por mais sofisticado que ele seja, só vai se mostrar tão belo quanto se a iluminação estiver na mesma sintonia.

O designer apresentou em 2013 seu conceito para uma estrutura aparentemente jovial a ser construído no Parque de Arte em Inhotim, Brasil. O projeto conta com uma versão arquitetônica de grandes proporções e usa geometrias naturais para criar um espaço agradável, mas ao mesmo tempo intrigante.

 Posta Mainline - Retroativo 1 2Spazio Krizia by Ingo Maurer

 

Maurer trabalhou como designer gráfico antes de fazer sua primeira montagem de luz – Bulb, em 1966. Neste mesmo ano ele fundou sua primeira empresa de design, a Design M, que tempos depois passou a se chamar Ingo Maurer GmbH. Ele agora tem mais de 80 luminárias em sua produção, quase todas elas projetadas e fabricadas em seu escritório, em Munique.

Entre suas peças mais conhecidas estão Lucellino (1992), Porca Miseria (1994) e Zettel’z (1997). Ele também criou inúmeras iluminações para uma variedade de espaços públicos e privados, incluindo projetos para Victoria and Albert Museum, em Londres, e a famosa loja de departamentos em Paris, a Galerie Lafayette. Sua primeira criação encontra-se hoje no Museu de Arte Moderna de Nova Youk (MOMA).

Posta Mainline - Retroativo 1 3Porca Miseria by Ingo Maurer

 

Posta Mainline - Retroativo 1 4

Zettel’z by Ingo Maurer

 

Posta Mainline - Retroativo 1 5Bulb by Ingo Maurer

 

Posta Mainline - Retroativo 1 6Ablaze by Ingo Maurer

 

Posta Mainline - Retroativo 1 7Fondazione Carispe by Ingo Maurer

Posta Mainline - Retroativo 1 8Golden Ribbon by Ingo Maurer