Pequenos notáveis

png;base64bd89359e21ca56b6

Primeiro foi o Fusca. Em 2001, virou Beetle, New. Depois foi a vez do Mini. A versão BMW, MINI Cooper, ganhou mais 60 cm de comprimento, 30 de largura, caixa alta na fonte e um público mais seleto. Agora, os holofotes estão sobre o Ron Arad Edition – uma repaginação do Fiat 500. O fato é que o setor automobilístico foi tomado por uma onda retrô após a virada do século e os compactos voltaram a ganhar destaque na cena.

Fiat 500 Ron Arad

Com o Ron Arad, a Fiat participou pela primeira vez da exposição do Salão de Paris, ocorrida no último outubro. O mini é uma releitura do Fiat 500 de 1957 – o primeiro modelo produzido pela montadora italiana – e leva o nome do designer que assinou o desenho do carro. Na versão atual, o desenho do modelo original aparece ilustrando a carroceria com uma pintura metalizada que dá perspectiva da diferença entre as dimensões do modelo original e de sua releitura pós-moderna.

Fiat-500-Ron-Arad-6

 

Exposição do mini edição limitada da Fiat 500 Ron Arad Edition

A versão contemporânea chega com faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, teto solar de vidro, bancos, detalhes no interior e volante de couro com botões para o controle de rádio e ar-condicionado.

 

MINI COOPER

Em 2001 a gigante alemã BMW decidiu reanimar a adormecida Mini e para distinguir o modelo antigo do novo, passou a designar a marca com fontes em caixa alta (MINI). Mais comprido (+60 cm) e mais largo (+30 cm) do que o original, o novo MINI foi integralmente redesenhado e produzido na Europa, de acordo com os padrões de qualidade do grupo BMW mas sem perder o compromisso com o design compacto e clássico da proposta inicial.

alta monie

Fusca ou Beetle?

Também inspirada em reformulações estilo retrô, a Volkswagen apostou em uma antiga paixão nacional: o Fusca. Ele ganhou toda uma geração moderna batizada de Beetle, com sua versão inaugural também adjetivada de New. A última jogada de marketing da montadora, foi resgatar a marca Fusca, com um design mais esportivo que conquistou com mais precisão o apreço dos homens.

 

A manobra retomou uma marca consagrada apoiada em um compacto de luxo que conquistou uma fatia mais seleta e criteriosa do mercado consumidor de carros esportivos, como faz agora a edição limitada para colecionadores da Fiat, com a edição Ron Arad.

 

  fusca corteFusca original à esquerda, ao lado do Beetle na dianteira