Tradição inglesa

1

O sofá Chesterfield é uma peça coringa. Seus traços combinam tanto com uma composição tradicional como também pode harmoniosamente ser inserido em ambientes contemporâneos. Ele foi usado na Biblioteca Inglesa, da arquiteta Alessandra Fatureto, com bastante personalidade.

A profissional explica que escolheu o sofá Chesterfield graças a sua elegância inglesa. “É um sofá atemporal que traz elementos do clássico, perfeito para o ambiente de decoração mais sóbria. Além disso, ele faz uma comunicação perfeita com outros itens da biblioteca”, destaca.

Conectar a tradicional cultura inglesa através do Chesterfield em ambientes contemporâneos com personalidade é possível desde que haja harmonização. “Para quem não gosta da sobriedade do couro e tons escuros, basta escolher cores mais vivas e optar pelo tecido”, pondera a arquiteta.

 

 

2

Nessa leitura contemporânea o sofá Chesterfield dialoga com móveis vanguardistas

História de Chesterfield

Reza a lenda, rodeada com um pouco de fantasia, que o sofá Chesterfield é de origem britânica e que em 1900, Phillip Stanhope, 4º Conde de Chesterfield, encomendou de um renomado marceneiro de nome Earl, um sofá para que seus cavalheiros da alta sociedade pudessem sentar-se com a coluna perfeitamente reta, evitando assim posturas estranhas e movimentos inadequados. Outra história interessante conta que Freud atendia seus clientes sentado num sofá Chesterfield. O naturalista Charles Darwin também mantinha em seu escritório um charmoso divã em capitonê.

3

 

Quase toda obra “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin foi formulada na “Down House”, sua casa. Em seu escritório encontrava-se um charmoso divã Chesterfield

Independente da verdadeira história ou razão, a peça clássica tornou-se sinônimo do requinte  inglês e foi associada aos elegantes clubes de cavaleiros de Londres no século XIX, na era Vitoriana. Hoje, depois de muitas releituras, é considerado perfeito em ambientes diversos.

4

 

No filme “My Week whith Marilyn” foram recriados cenários do clássico filme “Príncipe & the Showgirl”, protagonizado por Marilyn Monroe em 1950. Nos dois cenários se destacam o incrível sofá Chesterfield.

5